Fogo e Invasoras

O projeto Fogo e Invasoras destina-se a apoiar o uso da técnica do fogo controlado para a gestão de combustíveis em áreas com ocorrência de espécies de plantas invasoras e a explorar a oportunidade que o uso do fogo controlado representa para a gestão das populações dessas espécies. De modo a atingir estes objetivos será necessário aprofundar o conhecimento sobre as relações ecológicas entre o fogo e as espécies de plantas invasoras alvo de estudo. O projeto pretende adquirir esse conhecimento através da realização de experiências de campo e de laboratório focadas na obtenção de informação que permita apoiar a gestão de comunidades de plantas com ocorrência de espécies invasoras. As principais espécies em estudo são duas invasoras agressivas provenientes da Austrália: a mimosa (Acacia dealbata) e a háquea-picante (Hakea sericea).

Saiba mais
Apresentações
Junho 24, 2020

EMAPi - 15th Conference on Ecology and Management of Alien Fire hazard and plant invasions

Apresentação oral na conferencia EMAPi - 15th Conference on Ecology and Management of Alien Fire hazard and plant invasions de 9 a 13 de Setembro em Praga, com o titulo…
Apresentações
Junho 24, 2020

ALTO MINHO TrEx 2018 - Prescribed Burn Training Exchange

Apresentação oral no ALTO MINHO TrEx 2018 - Prescribed Burn Training Exchange a 24 de novembro de 2018 em Viana do Castelo, com o titulo “O Fogo e as Invasoras…
Apresentações
Junho 24, 2020

VIII International Conference on Forest Fire Research

Apresentação de um poster na  VIII International Conference on Forest Fire Research entre 9 e 16 de novembro de 2018 em Coimbra, com o titulo “Aliens &...
Apresentações
Junho 24, 2020

AGRO INOVAÇÃO 2018 - Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Apresentação oral e um poster na AGRO INOVAÇÃO 2018 - Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural: a 29 de outubro de 2019 em Lisboa, com o…