Eng. Florestal
Joaquim Sande Silva
Licenciado em Silvicultura, tem um Doutoramento em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia. Trabalha na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, onde ensina disciplinas na área da ecologia e gestão do fogo. Foi coordenador dos projectos FCT Phoenix, na área da ecologia do fogo, e WildGum, sobre a naturalização do eucalipto em Portugal. Actualmente, lidera o projecto Fogo e Invasoras (PDR2020) e o projecto WildGum II (FCT). É autor de mais de duas dezenas de artigos científicos indexados pelo ISI Web of Science, sobretudo na área da ecologia do fogo e da ecologia das invasões biológicas. É também autor de mais de cem publicações não indexadas, incluindo apresentações em conferências, capítulos de livros e relatórios técnicos. Foi editor de 6 livros, e da colectânea Árvores e Florestas de Portugal (FLAD/Público/LPN). Fez parte das Comissões Técnicas Independentes para os incêndios de Pedrogão e de 15 de Outubro de 2017, nomeadas pela Assembleia da República. Actualmente, integra a Comissão Científica para as Matas do Litoral e o Observatório Técnico Independente para os incêndios florestais. Faz parte da Direcção da Liga para a Protecção da Natureza.
Eng. Florestal
Teresa Maria Pinto Coelho Amado Vasconcelos
Presentemente, é Professora Coordenadora na Escola Superior Agrária de Coimbra e Coordenadora do curso de Mestrado em Recursos Florestais.
É Engenheira Silvicultora/Gestão de Recursos Naturais (Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa), Mestre em Ecologia (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) e Doutorada, em co-tutela, pela Universidade de Orléans e pelo Instituto Superior de Agronomia.
Colabora regularmente com o Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de Coimbra, com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e com a Universidade de Mendel em Brno, República Checa em aulas e seminários. Apresentou mais de 150 comunicações em eventos científicos, técnicos e de divulgação versando sobre os temas da biodiversidade, apicultura e sanidade florestal. É autora de mais de 50 publicações e tem desempenhado funções de revisora de trabalhos científicos, nomeadamente nas revistas Arthropod-Plant Interactions, Forest e Toxins. Foi distinguida com o Prémio Lusofonia no Panorama Regional com o filme “A doença da murchidão do pinheiro” e no Concurso Internacional de Comunicação Científica Ciência Viva/British Council.
Ecólogo
Miguel Peixoto
Licenciado em Ecologia Aplicada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e aluno do mestrado em Recursos Florestais na Escola Superior Agrária de Coimbra. Tem feito o seu percurso profissional na área da consultoria ambiental, principalmente na monitorização de sistemas ecológicos, sendo actualmente bolseiro de investigação no projecto Fogo e Invasoras. As suas principais áreas de interesse são o estudo da flora e habitats, ecologia do fogo e restauro de ecossistemas.
Geógrafo; Eng. Florestal
Ernesto Deus
Ernesto Deus tem licenciatura e mestrado em Geografia pela Universidade de Coimbra, e concluiu doutoramento em Engenharia Florestal e Recursos Naturais na Universidade de Lisboa, com uma tese dedicada ao estudo da ecologia e naturalização do eucalipto (Eucalyptus globulus) na Península Ibérica. Actualmente, é investigador doutorado no Instituto Politécnico de Coimbra, no âmbito do projecto WildGum II, que investiga a naturalização do eucalipto através de detecção remota e marcadores genéticos (PDR2020-101-030919). É autor de nove artigos científicos, indexados pelo ISI Web of Science, maioritariamente dedicados ao estudo do eucalipto. É também assistente convidado na Escola Superior Agrária de Coimbra, onde lecciona em disciplinas relacionadas com o uso do fogo. É técnico credenciado em fogo controlado, e tem dado formação no âmbito de simuladores de comportamento de fogo. Ao longo dos últimos anos, colaborou em diferentes projectos de investigação, incluindo o projecto Fogo e Invasoras, onde tem dado apoio técnico.
Eng. Agrónomo
Martim Santos
Licenciado em Engenharia Agronómica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e actualmente bolseiro de investigação do projecto Fogo e Invasoras. Aluno de mestrado em Recursos Florestais na Escola Superior Agrária de Coimbra com interesse em ecologia do fogo, sistemas agro-florestais e dendrologia.
Bióloga
Hélia Marchante
Hélia Marchante é bióloga, concentrando a sua investigação na área das plantas invasoras. Fez doutoramento em Biologia/Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul). É docente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, tendo como áreas principais de ensino a Botânica, a Dendrologia e a Gestão de Espécies Invasoras. É também investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, onde participa em vários projectos sobre plantas invasoras, incluindo temas como avaliação de impactes, gestão de áreas invadidas e controlo natural, entre outros. Publica regularmente sobre a sua temática de investigação e está envolvida em actividades diversificadas de consultoria, comunicação de ciência, sensibilização ambiental e projectos de ciência cidadã, sempre concentrados nas plantas invasoras.
Eng. Florestal
José Gaspar
Licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com o mestrado em Detecção Remota Ambiental obtido na Universidade de Aberdeen. Doutorado em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro. Actualmente, é docente e investigador no Departamento de Recursos Florestais da Escola Superior Agrária de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra, onde desenvolve investigação na área dos sistemas de informação geográfica, detecção remota e fogo controlado. Encontra-se envolvido nos projectos Fogo e Invasoras e WildGum II.
Geógrafo
António Dias Ferreira
Coordenador científico do CERNAS (Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade) desde 2013 e coordenador do curso de mestrado em Gestão Ambiental na Escola Superior Agrária de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra. Como investigador, participou em mais de 35 projectos financiados pela União Europeia e pelo Governo Português. Apresenta uma vasta experiência de investigação em África e na América do Sul. Tem mais de 60 artigos publicados em revistas internacionais e capítulos de livros e mais de 150 outros artigos científicos e técnicos. Recebeu o prémio de melhor doutoramento em Mudança Global realizado em Portugal entre os anos de 1995 e 2000 e ganhou o Energy Globe Award de 2006 para Portugal com um projecto na área de gestão ambiental. Coordenou um projecto LIFE Environmental que foi considerado pela Comissão Europeia como Best LIFE Environmental Projects de 2007-2008 e, actualmente, colabora com o projecto WildGum II.
Eng. Florestal
Dionatan Gerber
Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil e Mestre em Gestão de Recursos Florestais pelo Instituto Politécnico de Bragança. Actualmente bolseiro da FCT e doutorando no Programa Doutoral em Desenvolvimento Sustentável da Florestal pela Universidade de Coimbra e Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. As suas principais áreas de interesse são o estudo na invasão biológica, ecologia e restauração florestal.
Biólogo
Mauro Nereu
Mauro Nereu licenciou-se em Biologia na Universidade de Coimbra e mais tarde na mesma instituição tirou mestrado em Ecologia. Na sua tese de mestrado lidou com o controlo biológico em vinhas, trabalhando com avifauna e insetos, que mais tarde veio dar origem a um artigo numa revista internacional. Depois do mestrado trabalhou como técnico de SIG na CTGA-Centro Tecnológico de Gestão Ambiental, em Coimbra e atualmente é bolseiro no Projeto Fogo e Invasoras. Atualmente, é estudante de Doutorado com uma bolsa da FCT (2020.07175.BD) e está focado em estudar os Novos Ecossistemas na região Centro de Portugal, bem como a biodiversidade presente nesses ecossistemas.
Os seus maiores interesses em termos de investigação são a ecologia de invasões biológicas, avifauna e redes ecológicas. Trabalha e possui habilidades relevantes em bioestatística e SIG’s.
Eng. Florestal
Luís Queirós
Licenciado em Ecologia Aplicada com o mestrado em engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Trabalhou como bolseiro no projecto Fogo e Invasoras entre 2018 a 2020. Actualmente é estudante de doutoramento na Universidade de Coimbra financiado pela FCT (2020.09397.BD).